Até o próximo dia 15, o Partido Socialista Brasileiro terá definido o nome que vai compor chapa com o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) na disputa pelo Governo do Estado no pleito de 3 de outubro. De acordo com informações repassadas ontem à editoria de Política da GAZETA DO OESTE por um importante membro da executiva socialista no Rio Grande do Norte, as articulações visando à formação da chapa majoritária estão acontecendo em ritmo acelerado e a perspectiva é de que dentro dos próximos dez dias a questão esteja devidamente solucionada no PSB.
"Nós estamos entrando em um período de definições em função do prazo para que as agremiações façam as convenções e formalizem as suas alianças para o pleito deste ano. O governador Iberê (Ferreira de Souza) e a governadora Wilma (de Faria) estão conversando com representantes dos partidos aliados e com lideranças que formam o nosso agrupamento no sentido de discutirmos nomes que possam vir a participar da chapa majoritária e principalmente fortalecer o nosso grupo para que possamos repetir as mesmas vitórias expressivas de 2002 e de 2006", disse a fonte.
Em princípio, explicou o expoente socialista, a ideia seria abrir espaço para nomes que pertençam a outras agremiações partidárias que fazem parte do arco de alianças em torno do Partido Socialista Brasileiro. Um dos partidos lembrados para indicar o companheiro ou companheira de chapa de Iberê Ferreira de Souza é Partido da República (PR). O presidente da legenda no Rio Grande do Norte, deputado federal João Maia chegou a ser um dos primeiros nomes lembrados para disputar o vice-governo do RN.
Mesmo tendo sido amplamente citado como provável candidato a vice-governador do Rio Grande do Norte, o deputado João Maia tem optado por viabilizar o nome da sua esposa, a advogada Fernanda Maia que tem sido vista com frequência participando de eventos políticos ao lado de expoentes do sistema governo estadual. Quando da transmissão de cargo da ex-governadora Wilma de Faria para o atual governador Iberê Ferreira, a advogada Fernanda Maia chegou a chamar a atenção, pela presença quase que freqüente ao lado atual chefe do Poder Executivo norte-rio-grandense.
Além de Fernanda Maia e do próprio João Maia, outros nomes do Partido da República são frequentemente mencionados, como é o caso do suplente de deputado estadual Vivaldo Costa que chegou a assumir o Governo do Estado quando da licença do então governador José Agripino Maia para concorrer a uma cadeira no Senado da República em 1994. O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) no Rio Grande do Norte e dirigente do PR em Mossoró, empresário Marcelo Rosado que, apesar de estar um pouco distante da política partidária, tem reafirmado a pessoas próximas que está plenamente à disposição do seu partido.
A fonte socialista, em contato com a editoria de Política da GAZETA DO OESTE não descartou a formação de uma chapa 'puro sangue' com integrantes do PSB. De acordo com o membro da executiva estadual do PSB essa formula tem sido utilizada pela ex-governadora Wilma de Faria desde a sua primeira eleição para a chefia do Poder Executivo estadual.
A fonte citou como exemplo a deputada estadual Larissa Rosado (PSB) como sendo, "um nome forte e competitivo para compor a chapa majoritária". O socialista mencionou ainda o ex-secretário-chefe da Casa Civil, Vagner Araújo, além do deputado estadual Gustavo Carvalho. "Nós estamos trabalhando na formação da chapa e como disse, até o dia 15 teremos muitas novidades. Nós temos importantes partidos aliados ao PSB, mas se não for possível a indicação de um nome por parte dos nossos aliados, não há problema em se fechar uma chapa puro sangue", observou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário