18 junho, 2010

Iberê afirma que haverá surpresa no anúncio do vice

Dos nomes postos para ser o candidato a vice na chapa que será encabeçada pelo governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), até agora nenhum externou interesse em seguir adiante. Larissa Rosado (PSB), Márcia Maia (PSB), Fátima Bezerra (PT), Sandra Rosado (PSB) e Hugo Manso (PT) se manifestaram contrários à mudança de planos em seus projetos políticos. Depois de reuniões envolvendo a cúpula estadual do PSB e do PT, chegou-se a duas opções: Larissa e Hugo. A primeira afirmou recentemente que estaria disposta a pensar na possibilidade, mas que sua intenção é buscar a renovação do mandato na Assembleia Legislativa. Ontem, Hugo Manso afirmou que teve o nome indicado para participar da chapa majoritária e que a vaga que lhe coube foi a disputa pelo Senado. “Todas as minhas atividades se voltam para a pré-candidatura ao Senado. Qualquer entendimento sobre vice depende dos outros partidos”, disse.

Em meio à indefinição, o governador Iberê Ferreira de Souza tem se limitado a dizer que seu vice será uma “surpresa”. Ontem, quando cumpriu agenda administrativa em Mossoró, Iberê colocou mais um partido na lista dos que podem indicar o vice. Além do PSB e do PT, o governador afirmou que o vice poderá sair do PPS. “Os partidos que vão escolher o vice são os que participaram da nossa coligação. O PPS é da coligação e, lógico, vai ter voz nessa decisão. O vice vai ser uma boa surpresa”, afirmou.

Com essa declaração, o governador aumenta a margem de possibilidade acerca da aliança que o apoiará. Em tese, além de Larissa e Hugo Manso, Iberê deixa entender que o companheiro de chapa poderia ser o ex-governador e ex-senador Geraldo Melo (PPS) ou a ex-prefeita de Ceará-Mirim, Ednólia Melo (PPS) – esposa de Geraldo.

Nessas possibilidades, volta-se ao PSB. O fato do ex-chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado, Vagner Araújo (PSB), e o ex-coordenador do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER/RN), Luís Cláudio Chope, não entrarem na disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados evidencia que a vantagem estaria pró-Larissa. É que a não entrada de Wagner e Chope na disputa teria sido uma exigência da deputada federal Sandra Rosado.

Sandra também teria pedido outras garantias para que a filha, Larissa Rosado, aceitasse compor chapa com o governador: espaço e apoio para a própria reeleição, bem como para a candidatura do vereador Lahyre Rosado Neto (PSB) a deputado estadual para ocupar a vaga que pertence a Larissa na Assembleia Legislativa.

O vereador Lahyre Rosado Neto, irmão de Larissa, afirmou ontem que a deputada estadual não havia sido convidada e que tudo é especulação. Segundo ele, que participou de reunião na casa de Iberê, todos os que estiveram presentes ao encontro colocaram o nome à disposição e foram unânimes para que o governador conduzisse as negociações com os demais partidos.

Nas especulações, o nome do vereador surge como natural para ocupar a vaga de Larissa na Assembleia. Sobre essa possibilidade e se havia esse interesse, disse: “é óbvio que qualquer político quer crescer na política. Como deputado estadual a pessoa pode trabalhar pelo Estado inteiro, mas é muito se, muita especulação.”

Ao ser perguntado se a deputada Larissa Rosado poderia ser a “surpresa” falada pelo governador, respondeu: “tem que perguntar a ela ou ao governador. Vice não se oferece. Vice se convida.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário