14 junho, 2010

PREFEITURA CONCLUI RELATÓRIO DO PROJETO “PREFEITURA NAS COMUNIDADES”


Com a proposta de implantar e implementar um novo modelo de gestão descentralizada foi operacionalizado o Projeto A Prefeitura nas Comunidades – Governando nossa Terra, no município de Ipanguaçu-RN.
O Evento foi realizado na Agrovila Picada, no dia 26 de maio de 2010, de 8 às 17h e promoveu um amplo atendimento à população, criando espaços de interação entre a administração municipal e a comunidade em geral.
A operacionalização do Projeto se deu através de um trabalho conjunto da Prefeitura e Secretarias Municipais que não mediram esforços, dedicação e nem limites na execução das atividades que contribuíram de maneira significativa para a melhoria da qualidade de vida das famílias que participaram do Projeto.
RESULTADOS ALCANÇADOS:

O Projeto beneficiou 1.200 pessoas da Agrovila Picada, Porto, Itu, Lagoa de Pedra, Sacramentinho, Japiaçu e Salinas.
Os serviços, atendimentos, ações foram realizados na Escola Municipal Nelson Borges Montenegro, Posto de Saúde, Centro Cultural da Picada e a Quadra de Esportes e foram feitos 2.363 atendimentos.

GABINETE DO PREFEITO / SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

O Gabinete do Prefeito, a Secretaria Municipal de Administração juntamente com a Comissão de comunicação organizou a visita do Prefeito às salas e locais onde as Secretarias estavam desenvolvendo suas atividades.

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Secretaria levou ações socioeducativas como oficinas, palestras, atendimento psicossocial às famílias de pessoas com deficiência, atendimento jurídico e um salão de beleza com corte de cabelo, manicure, escova e maquiagem.

Ø Oficina de Bolos – atendeu 25 mães petianas
Ø Oficina de Beleza – 152 atendimentos
Ø Atendimento psicossocial – 21 famílias
Ø Atendimento jurídico – 23 pessoas
Ø Palestra para os idosos – 26 idosos
Ø Atendimento da gestora do Programa Bolsa Família – 51 pessoas.
Total de atendimentos: 298

É importante ressaltar que a Secretaria Municipal de Assistência Social contou com um quadro significativo de voluntários: 10 cabeleireiros; 10 manicures e 03 maquiadores. Todos esses profissionais foram treinados através do Programa de Capacitação operacionalizado pela secretaria e com essa ação tiveram a oportunidade de colocarem em prática as habilidades adquiridas, e o mais importante, servindo as pessoas das comunidades do nosso município.

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO

Foram realizadas 03 oficinas culturais: Dança, teatro e música, o público alvo foi os jovens. Participaram das oficinas 86 jovens.
No Centro Cultural da Picada, o Projeto Esperança ofereceu oficinas de música, esporte e dança para 60 crianças e adolescentes participantes do Projeto.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação participou efetivamente do projeto oportunizando aos presentes diversos serviços, tais como: montagem de uma tenda literária, onde houve Contação de histórias, pescaria do saber, árvore da leitura, varal de literatura e do cordel. Passaram pela tenda 350 crianças, adolescentes e comunidade em geral.
Na sala do atendimento nutricional, a nutricionista realizou 30 atendimentos.
O Prefeito Municipal Leonardo da Silva Oliveira fez a entrega de notebooks às escolas que possuem salas multifuncionais e também entregou aos alunos kits de materiais escolares.
A Secretaria de Educação promoveu uma palestra sobre Cultura Afro-indígena brasileira, ministrada pela equipe da VALER e encerrou com uma apresentação cultural.

SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES E LAZER

O Esporte e o lazer são direitos sociais dos cidadãos e colabora para o desenvolvimento humano.
Foi com esse pensamento que a Equipe que faz a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer desenvolveu uma programação esportiva que envolveu oficinas, jogos, arte, capoeira, futsal, basquete e vôlei. As atividades foram desenvolvidas em uma sala da Escola Municipal Nelson Borges Montenegro e na Quadra de Esportes.
Participaram das atividades esportivas cerca de 350 pessoas. A Secretaria encerrou suas ações com a simulação de um jogo de futsal para deficientes visuais.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde participou do Projeto A Prefeitura nas comunidades – Governando nossa terra com uma equipe de 60 profissionais que atuaram nas ações de Promoção à Saúde de Crianças, Mulheres, Homens, Idosos e Adolescentes. A Secretaria contou com a parceria do SESC/CE e Delmont Fresh.

PROCEDIMENTOS REALIZADOS:
Ø Atendimentos Odontológicos: 351
Ø Vacinas: 290
Ø Palestras: 06
Ø Atendimentos Oftalmológicos: 25
Ø Preventivos: 13
Ø C&D (Consulta para acompanhamento de crescimento e desenvolvimento da criança de 0 a 5 anos: 20
Ø Pré-Natal: 09
Ø Consultas médicas PSF: 55
Ø Ortopedia: 23
Ø Fisioterapia: 11
Ø Exames laboratoriais: 17
Ø Glicemia: 91
Ø Visitas domiciliares endemias: 128

Total de procedimentos realizados: 1.039

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente contou com a parceria da EMATER, INCRA, Banco do Brasil, MDA, INSS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipanguaçu e o Banco do Nordeste.
As ações realizadas foram: Emissão de documentos, Palestras sobre Produção de alevinos, PRONAF, Linhas de crédito dos Bancos, o INSS, através da Unidade móvel de Mossoró fez atendimento ao público; Encontro dos assentados com o Superintendente Adjunto do INCRA; entrega de 2 caixa d’águas para beneficiar as unidades do PAIS – Produção agroecológica integrada e sustentável; assinatura do ofício de adesão do município ao Programa Garantia Safra; assinatura da ordem de serviço para construção da Mini-usina de Beneficiamento de Produtos da Carnaubeira, localizada na Agrovila Picada.
Participaram das ações da Secretaria cerca de 120 agricultores familiares e 60 pescadores.

SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS

No Projeto a Prefeitura nas Comunidades coube à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos organizar toda a infraestrutura necessária para a operacionalização do Projeto. Todos os prédios públicos foram limpos e identificados, a iluminação da comunidade foi revisada.

Participaram ainda do Projeto o Conselho Tutelar com seus 05 conselheiros orientando às famílias; Uma representante do Projeto Empreendedor Individual (SEBRAE) orientando às pessoas; a equipe da Pastoral da Criança acompanhando às crianças de 0 a 6 anos e as gestantes; e o IFRN com seus alunos dando orientações sobre agroecologia. Essas instituições prestaram seus serviços na Tenda principal do Projeto.



Chegamos ao final da 1ª etapa do Projeto A Prefeitura nas comunidades – Governando nossa terra. Mais do nunca, sentimo-nos recompensados pelo sentimento do dever cumprido.
Realizamos um trabalho sério, voltado em sua plenitude para o povo. Mais que um relatório de resultados, desejamos que este documento sirva como reflexão sobre as questões mais presentes na vida dos comunitários para que, desenvolvamos a capacidade de sonhar com um futuro melhor para as famílias ipanguaçuenses.
Entendemos que o Projeto A Prefeitura nas comunidades – Governando nossa terra passou a ser referência na integração das comunidades ao contexto das ações da Prefeitura, proporcionando momentos de vivência e interação entre o povo e o poder executivo local, valorizando a participação dos munícipes nos rumos da gestão municipal.
A nossa ação será contínua. O Projeto irá instalar o Governo municipal nas comunidades de Pataxó, Arapuá, Agrovila Tabuleiro Alto, Língua de Vaca, Pedrinhas e Luzeiro. A previsão é que num horizonte temporal de 2 anos todas essas comunidades tenham sido beneficiadas.
Agradecemos a todos e a todas que contribuíram para o sucesso do Evento e esperamos contar com as valiosas colaborações na continuação do Projeto, sempre numa só consciência: o desenvolvimento só será possível com a união de todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário