15 junho, 2010

PSB deixa anúncio do vice para a próxima semana

O único pré-candidato ao governo do Rio Grande do Norte que ainda não escolheu o vice foi, justamente, o atual governador Iberê Ferreira, que disputará a reeleição pelo PSB. O diretório executivo do PSB marcou para a próxima terça-feira o anúncio do nome de vice. Para compor a chapa de Iberê Ferreira, a primeira opção do PSB seria a indicação de um nome do PR, partido presidido pelo deputado federal João Maia. Dessa forma, garantiria a aliança com a legenda e, principalmente, incorporaria o tempo de televisão do PR. Mas como a legenda já firmou coligação com o PMDB e PV, ao PSB o plano B para vice de Iberê é indicar um nome da própria ala peessebista.

Nesse caso o nome mais cotado é o da deputada estadual Larissa Rosado. Filha da deputada federal Sandra Rosado, parlamentar no segundo mandato na Assembleia Legislativa, a parlamentar é considerada o nome ideal para Iberê Ferreira por ser mulher e ter como principal colégio eleitoral a cidade de Mossoró, segundo maior colégio eleitoral no Estado.

A indicação de Larissa Rosado seria uma forma também de tentar combater a candidata Rosalba Ciarlini (DEM) na cidade administrada três vezes por ela. O problema do PSB está na própria resistência da deputada estadual. Larissa Rosado considera que o melhor para o projeto político dela é a candidatura à reeleição.

Os líderes peessebistas chegaram a oferecer a Larissa a vaga de vice com a garantia de que o irmão dela, o vereador de Mossoró, Lahyre Neto, seria candidato a deputado estadual. Mas ela não aceitou.

Nomes oferecidos

Na reunião do diretório estadual do PSB, ocorrida no último sábado, o deputado estadual Gustavo Carvalho sugeriu que todos os presentes oferecessem seu nome para ser candidato a vice de Iberê Ferreira, deixando a livre escolha do governador. Assim foi feito. Ofereceram o nome o próprio Gustavo, a deputada federal Sandra Rosado e o vereador Adenúbio Melo, entre outros.

A primeira proposta de Iberê Ferreira seria anunciar o vice hoje, mas ele acatou a sugestão de que o melhor seria dia 22 para ter mais tempo de negociação. Na reunião, Adenúbio Melo chegou a defender que a melhor escolha seria uma pessoa ligada a igreja evangélica.

Enquanto Iberê Ferreira enfrenta dificuldades para definir o vice, os demais concorrentes se preparam para o período de convenções com a chapa fechada. A senadora Rosalba Ciarlini, candidata pelo DEM ao Executivo estadual, foi a primeira que teve o vice anunciado: o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Robinson Faria.

O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT) optou por uma chapa “puro sangue” e terá como vice o deputado estadual Álvaro Dias.

Maioria das convenções fica para o dia 26 de junho

A maioria dos partidos políticos do Rio Grande do Norte optou por fazer a convenção no dia 26 de junho. Nessa data estarão homologando os nomes dos candidatos o PMDB, o PR, PV, DEM, PSDB, PDT, PC do B e PMN.

A estratégia de mobilização das legendas é fazer coligações mais cartoriais no caso dos partido que não tem candidato próprio ao Governo e seguir para grandes movimentações na convenção daquele candidato apoiado para o Governo e Senado.

O PR, PV e PMDB, que firmaram coligação na chapa majoritária com o senador Garibaldi Filho, acertaram que os líderes políticos participarão das convenções das três legendas ao longo do dia 16.

A única grande legenda que optou por não fazer convenção no dia 26 foi o PSB. O partido do governador Iberê Ferreira, que disputará a reeleição, e da ex-governadora Wilma de Faria, que será candidata ao Senado, fará a convenção no dia 27 de junho no Palácio dos Esportes. Essa foi a segunda data acertada, a primeira seria o dia 29 de junho, mas os peessebistas resolveram antecipar.

As convenções com maiores concentrações de claque deverão ser aquelas com candidatos na majoritária ao governo do Estado ou ao Senado da República, no caso PSB, DEM, PMDB, PDT e PC do B.

PSOL é o primeiro a oficializar candidatura

O sindicalista Sandro Pimentel foi o primeiro candidato oficialmente lançado ao Governo do Rio Grande do Norte. A convenção do PSOL ocorreu no último final de semana. A legenda optou por uma chapa completamente puro sangue, inclusive com os candidatos ao Senado e suplência sendo da mesma legenda.

Sandro Pimentel será candidato ao Governo e terá como vice Luciano Falcão. Os candidatos ao Senado serão Santino Arruda e Ronaldo Garcia. O partido lançou para deputado federal oito candidatos e outras seis pessoas disputarão pelo PSOL a Assembleia Legislativa.

“A hora é agora, temos a obrigação de mudar essa realidade de putrefação das políticas públicas e dos políticos tradicionais, o RN merece algo melhor. A festa dos cargos comissionados para apadrinhados do poder, tem que mudar. As propagandas institucionais consomem dinheiro da educação, saúde e segurança pública, vamos banir com essa prática, na verdade, o que falta é vergonha na cara de muitos políticos”, disse Sandro Pimentel na convenção partidária. Ele citou que o Rio Grande do Norte possui 20% de analfabetos e 130 mil famílias que não têm onde morar.

O candidato do PSOL já trouxe, no discurso da convenção, o tom da campanha e lembrou de alguns dos escândalos de gestões passadas: “Do lado de cá, ninguém tá envolvido com sanguessuga, ouro negro ou foliaduto. Não pertence ao PSOL quem deixou jogar mais de 8 toneladas de medicamentos no lixo e também não é do lado de cá, que tem candidato respondendo processo de improbidade administrativa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário