Enfermeira mostra como utilizar equipamento
Ipanguaçu é um dos municípios do Estado do Rio Grande do Norte que dispõe do serviço de Telemedicina ou Teleconsultas na área da cardiologia, o serviço é da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), com a Associação Médica do Rio Grande do Norte (AM-RN) e a Prefeitura Municipal de Ipanguaçu.
O atendimento que consiste na utilização de tecnologias da informação e comunicação para transmitir exames e, principalmente, para permitir a troca de informações entre o médico do município com um especialista em São Paulo que usando os meios modernos o paciente recebe um diagnóstico mais preciso e um tratamento adequado, enquanto o médico no município, conta com a segunda opinião de um especialista, com o qual pode tirar dúvidas.
Em Ipanguaçu o serviço estar funcionando a quinze dias no Posto de Saúde Tiburcio Freire da Silveira, possibilitando auxílio no diagnóstico do pacientes com cardiopatia, muitas vezes sem a necessidade de se deslocarem para outros centros de saúde.
Essa estrutura irá garantir que exames de eletrocardiograma (ECG) realizados nos postos de saúde que não dispõem de médicos especializados sejam encaminhados para a Central da Telemedicina (CTM) que responderá em questão de minutos, com seus respectivos laudos.
Conforme a enfermeira, Aline Gomes, o sistema irá amenizar a carência na prestação do serviço por contar com um cardiologista de plantão 24 horas por dia através do serviço de 0800 e que dentro de no máximo 15 minutos é enviado por fax juntamente com laudo. “Os exames ficam gravados em um servidor no CTM, desse modo, ao ser repetido o ECG poderá ser feita uma comparação com o diagnóstico que foi dado anteriormente” explica a enfermeira.
Outro benefício do serviço é que todas as informações são arquivadas em bancos de dados com confidencialidade, segurança, integridade e acessibilidade. Isso irá evitar a repetição desnecessária de exames e vai facilitar a obtenção de estatísticas dando uma maior transparência na contabilização de serviços prestados.
Segundo a secretária de Saúde, Sumaira Fonseca, é feito os procedimentos clínicos básicos, como o eletrocardiograma que é enviado em tempo real via internet. Ao analisar os exames recebidos em tempo real, o especialista, se constatado qualquer problema relacionado ao coração, imediatamente o cardiologista discute o caso com o médico generalista na cidade e o orienta sobre o tratamento adequado. Se for caso de ser encaminhado para outra unidade o paciente já chega direto no hospital, e é logo atendido sem burocracia.
Keyson Cunha – Assessoria de Imprensa da PMI
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