15 junho, 2010

Discursos ajudam a entender estratégias dos candidatos

Nos últimos dias, os três principais concorrentes ao Palácio do Planalto oficializaram as suas candidaturas à Presidência em convenções partidárias.
A maratona foi iniciada na última quinta-feira pela ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, do PV, que foi apresentada pelo partido como "símbolo" de uma nova forma de se fazer política no país.
No sábado foi a vez do ex-governador de São Paulo José Serra proferir que aceita a tarefa de concorrer à Presidência. O tucano arrancou aplausos dos militantes em Salvador com diversos ataques velados ao governo Lula.
Por fim, no domingo, Dilma Rousseff teve a chance de falar oficialmente como a candidata do PT ao Palácio do Planalto. A ex-ministra mencionou o "companheiro Lula", o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 30 vezes em seu discurso e defendeu a continuidade dos principais projetos da gestão atual.
Enquanto os programas de governo não são divulgados, os discursos ajudam a entender quais são as estratégias de campanha dos principais candidatos.

Marina Silva - Nascida em um seringal no Estado do Acre, alfabetizada apenas aos 16 anos e vítima de uma contaminação por mercúrio, a ex-ministra do Meio Ambiente e senadora Marina Silva mencionou diversos episódios de sua biografia na convenção do PV, na última quinta-feira.
A história da mulher humilde que "venceu", apesar das adversidades --e que agora tenta a principal cadeira do Palácio do Planalto-- pode ajudar a candidata do PV a conquistar a simpatia principalmente do público feminino e de eleitores mais alinhados à esquerda.

José Serra - No sábado, dia em que teve sua candidatura formalizada pelo PSDB, José Serra fez um de seus discursos mais críticos ao governo atual, com uma série de ataques velados ao presidente Lula e à sua candidata, Dilma Rousseff.
Se for possível ler mensagens nas palavras de Serra, uma delas é a que o ex-governador de São Paulo deverá concentrar esforços nos temas que considera como pontos fracos do governo atual.
"Acredito nos direitos humanos. Não devemos elogiar continuamente ditadores em todos os cantos do planeta, só porque são aliados eventuais do partido do governo", disse Serra, referindo-se à aproximação do governo atual com regimes autoritários.

Dilma Rousseff - Dar continuidade aos projetos e ao programa de governo Lula foi a principal mensagem de Dilma Rousseff aos militantes do PT presentes à convenção do partido, neste domingo, em Brasília.
A candidata escolhida pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva para sucedê-lo no cargo citou as áreas e programas considerados símbolos da gestão atual, como a exploração do pré-sal, o Prouni e o programa Luz para Todos - e prometeu "fazer mais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário