15 junho, 2010

PT está virando sublegenda do PMDB, diz deputado em greve de fome Domingos Dutra (PT) está sem comer alimentos sólidos desde sexta-feira (11). PT ret


O deputado Domingos Dutra (PT-MA) no plenário da Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (14)O deputado Domingos Dutra (PT-MA) no plenário da
Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (14)
(Foto: Eduardo Bresciani/G1)

O deputado Domingos Dutra (PT-MA) segue em greve de fome no plenário da Câmara dos Deputados contra a decisão do diretório nacional do partido de retirar o apoio da legenda a Flávio Dino (PCdoB) e apoiar Roseana Sarney (PMDB) para o governo do Maranhão. O parlamentar está em greve de fome desde a tarde de sexta-feira (11) junto com fundador do partido no estado, Manuel da Conceição. Nesta segunda, Dutra (14) foi consultado cinco vezes por médicos da Casa.

Para Dutra, a decisão do diretório nacional é prejudicial ao partido. “Estão massacrando o PT. Estão transformando o PT numa sublegenda do PMDB.”

O parlamentar critica a justificativa de que a aliança com a família Sarney se justifica para aumentar os apoios à presidenciável Dilma Rousseff (PT). O deputado afirma que a decisão do diretório foi “ilegal” e que estuda uma medida jurídica para tentar reverter a posição.

Dutra argumenta que não houve discussão no diretório nacional e que a aliança de Dino só tem partidos da base (PCdoB e PSB), enquanto a chapa de Roseana conta com partidos adversários no plano nacional (DEM e PV).

Apesar de dizer que não considera o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como inimigo, o parlamentar disse que Lula “está agora em outra galáxia". "O Lula não precisa mais vender camiseta, quebrar coco, fazer feijoada para conseguir levantar dinheiro para o partido, para a campanha.”

Domingos Dutra afirmou que manterá a greve de fome até a data final para que o PT mude a decisão da convenção, 30 de junho. Ele afirma, no entanto, que se for derrotado na Justiça pode desistir do protesto antes. O deputado já adiantou que se for mantida a posição de aliança com o PMDB no Maranhão, não tentará a candidatura à reeleição para a Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário