15 junho, 2010

SECRETARIA DE AGRICULTURA ESPERA GARANTIA SAFRA PARA DIMINUIR SOFRIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS




O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente José Ferreira da Cunha, iniciou todo um processo de troca de informações e cobranças com a Secretaria Federal de Agricultura, com a proposta de comunicar ao referido órgão, a situação em que se encontram os agricultores familiares do município após a perda das lavouras de milho e feijão em consequência do inverno fraco registrado este ano. O Secretário refere-se prioritariamente ao Programa Garantia Safra do Governo Federal, que é um benefício social vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário -MDA. Os recursos para o pagamento do benefício são constituidos das contribuiçãoes dos próprios produtores rurais, quando pagaram a taxa de adesão.

SECRETARIA AGILIZA CURSOS


Segundo destacou José Ferreira, o município está implantando o curso de Fruticultura através do Programa PLANSEQ- Plano Setorial de Qualificação - formando quatro turmas, atendendo aos agricultores das seguintes comunidades: Picada e Itú, Porto, Arapuá e Tabuleiro Alto.


O curso objetiva qualificar ou preparar os produtores rurais para o cultivo de árvores frutíferas como, manga e cajueiro, além de melancia, banana e dentre outras. "O PLANSEQ garante uma empregabilidade de até 30% das pessoas que concluírem o curso", garante o Secretário.

A perspectiva é de aumento no número das salas, atingindo assim, um maior contigente de agricultores. A Secretaria de Agricultura também agiliza toda a documentação necessária exigida, para concorrer ao edital do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento, visando pleitear dois projetos audaciosos para a comunidade de Nova Descoberta. Trata-se da construção de um Centro Comunitário e apoio á produção. O investimento está na ordem dos 275.000.00 (Duzentos e setenta e cinco mil reais).


REUNIÃO: PREFEITO E SECRETÁRIA DISCUTIRAM RECUPERAÇÃO DE ESCOLAS


Aconteceu ontem 14/06, nas dependências da Secretaria de Educação de Ipanguaçu, uma reunião com a presença do Prefeito Leonardo da Silva Oliveira (PT), da Secretária Jeane Dantas Bezerra e de todos os coordenadores pedagógicos.


Segundo Jeane Dantas, foi discutido a implantação do projeto UCA - Um Computador por Aluno no município, em parcerioa com o LEC - Laboratórios de Estudos Cognitivos. A Secretária Jeane cobrou junto ao chefe do executivo municipal, a reforma e pequenos reparos de determindas escolas do município, as quais sinalizam certa carência na infraestrutura básica.


Dentre as escolas que ganharão reforma destacam-se a Escola Municipal Maria Rizomar de Figueredo Barbosa do Conjunto Habitacional Presidente Lula, Escola Francisco Targino de Língua de Vaca e Adalberto Nobre de Siqueira no Assentamento Tabuleiro Alto.
"Vamos preparar um desfile para o dia 23 de Dezembro, data em que comemoramos a emancipação política do nosso município, quando abordaremos a questão do Consórcio Unido - G-12", disse Jeane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário