16 junho, 2010

Candidato a vice de Iberê deve ser do PSB ou PT

O candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Iberê Ferreira de Souza (PSB) deve ser do Partido dos Trabalhadores ou do PSB, legenda da qual faz parte o chefe do Executivo. A afirmação foi feita ontem de manhã pelos presidentes estaduais do PMDB, Henrique Alves, e do PR, João Maia, após deixarem a residência oficial, onde também encontravam-se, além de Iberê Ferreira, a ex-governadora Wilma de Faria (PSB), o presidente estadual do PT, Eraldo Paiva, a deputada federal Fátima Bezerra (PT) e o outro candidato ao Senado na chapa governista, Hugo Manso (PT). A reunião foi limitada aos quatro partidos (PMDB, PR, PSB e PT), segundo Hugo Manso, porque estes compõem a coordenação da campanha do governador.

Os deputados Henrique Alves e João Maia participaram do primeiro momento do encontro, ao passo que lideranças do PSB e PT permaneceram na residência oficial, dando andamento às discussões acerca do nome a ser escolhido na condição de vice do governador. “Eles (PSB e PT) escolhem e nós vamos apenas referendar”, disse João Maia.

Em pauta, além das articulações acerca do candidato a vice de Iberê e as definições no que tange às convenções partidárias, a manutenção da aliança entre o PR, PMDB e PV na chapa proporcional. “Continua como sempre esteve, sem qualquer modificação”, atestou Henrique. A ex-governadora Wilma de Faria, considerada a mais hesitante em relação à impossibilidade do PR de compor a chapa majoritária de Iberê declarou que “para não perder o deputado Henrique (Alves) para a campanha do DEM está sendo articulado um novo cenário”. “Há também o PPS, o PHS e outros partidos aliados”, afirmou Wilma de Faria.

A ex-governadora e a deputada Fátima Bezerra chegaram a ponderar quando indagadas sobre o fato de PSB e PT indicarem o candidato a vice de Iberê Ferreira. “É uma probabilidade, mas não há nada definido”, afirmaram. O nome do companheiro do governador na chapa majoritária será anunciado até o próximo dia 22, data limite estipulada pelo próprio Iberê. O deputado Henrique Alves disse que não houve articulação acerca dos nomes que poderão compor a vaga de vice, mas disse que o clima da reunião foi de otimismo. “Saímos hoje com o ânimo renovado. Acho que começamos s vencer a eleição hoje”, disse Henrique Alves.

A deputada Fátima Bezerra observou houve, por parte dos presentes, um compromisso de coletivamente buscarem alternativas para a escolha do candidato a vice na chapa de Iberê Ferreira. “Nós vamos avaliar todas as variáveis e possibilidades para chegar em um nome viável e de consenso”, afirmou. O pré-candidato ao Senado na chapa governista, Hugo Manso, defendeu ainda que, se necessário, seja feita uma pesquisa para clarear o cenário e ajudar nas definições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário