19 junho, 2010

Vice de Iberê pode sair do PR, se o TSE permitir

O Partido da República ainda pode indicar o candidato a vice na chapa do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB). Tudo vai depender da resposta de uma nova consulta (n.º 72971) sobre as coligações, feita pelo deputado federal Eduardo Cosentino da Cunha (PMDB-RJ), junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e que prevê coligações distintas na esfera proporcional e majoritária. Caso os ministros respondam positivamente estará resolvida a peculiaridade do PMDB local, confirmando a aliança proporcional com o PV e o PR, mesmo este último sendo parte de uma aliança no campo majoritário. Há quem aposte ser esta a possível “surpresa” externada por Iberê Ferreira acerca do escolhido para acompanhá-lo no comando do grupo. As últimas reuniões de cúpula apontaram para o nome do empresário Marcelo Alecrim, filiado ao PR, como uma alternativa provável, se o TSE liberar as coligações.

Em busca da confirmação desse novo cenário já há quem defenda mais um adiamento do anúncio, marcado para o próximo dia 22 (terça-feira), e que revelaria o nome do candidato a vice na chapa governista. É que as sessões do TSE ocorrem exatamente às terças e quartas-feiras e há a possibilidade de não ser a matéria apreciada já na próxima sessão. A consulta encontra-se sob análise no TSE, e está em condição de empate, com dois votos favoráveis e dois contrários. O ministro Marco Aurélio solicitou vista da matéria. Caso optem por avalizar as indagações nascerá uma nova resolução sobre coligações, que poderá resultar em liberação dos partidos para realizar formações diversas.

Ainda que almeje um resultado favorável, o grupo liderado por Iberê Ferreira trabalha com a possibilidade de caminhar por outros trilhos, que não o PR. Neste caso, a indicação do companheiro de chapa majoritária deve recair sob o PT, mais precisamente sob o pré-candidato ao Senado, Hugo Manso. Tal possibilidade ocorrerá, se for o caso, após muita discórdia da ex-governadora Wilma de Faria (PSB), que não tem se mostrado simpática à ideia de trocar o companheiro da disputa. Wilma, no entanto, também já dispõe de um plano B – é o já pré-candidato pelo PSDC ao Senado, Joanilson de Paula Rêgo. A possibilidade de ser o candidato a vice do PSB, configurando-se uma chapa puro-sangue, tem perdido força diante das condicionantes apresentadas. Ainda se estuda a possibilidade do segmento evangélico ter uma efetiva participação na campanha do governador, não necessariamente indicando o vice.

De qualquer forma, a definição acerca da chapa majoritária da coligação governista está, antes de qualquer coisa pendente face a definição da consulta do deputado Eduardo Cosentino que indaga, entre outras coisas, se “partidos A, B, C, D e E, coligados para governador e não coligados ao Senado Federal, podem participar de coligação para deputado federal e estadual”.

Procurador denuncia desvio de propaganda

O procurador regional eleitoral Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes entrou com uma representação eleitoral contra o Partido da República (PR) por ter permitido que o deputado federal João Maia utilizasse indevidamente o espaço em sua propaganda partidária para revelar ao eleitorado os méritos que o habilitam ao exercício da função.

As irregularidades apontadas teriam sido cometidas em inserções veiculadas na televisão, em meados de abril. Segundo o procurador regional eleitoral, frases utilizadas pelo deputado federal, que é pré-candidato a reeleição, como “O trabalho do PR em Brasília, através do Deputado João Maia” e “O PR tem um deputado que trabalha muito pelo RN em Brasília” desvirtuam a propaganda político partidária. “Ao contrário de expressar os objetivos propostos pelo partido, elas exaltam méritos próprios do pré-candidato”, frisou o procurador.

Ronaldo Sérgio Chaves lembrou que a legislação determina que a propaganda partidária gratuita deve ser utilizada para difundir os programas partidários, divulgar a posição do partido em relação a temas político-comunitários, transmitir mensagens ao filiados e promover e difundir a participação política feminina. A lei orgânica dos partidos políticos veda a divulgação de propaganda de candidatos a cargos eletivos e a defesa de interesses pessoais ou de outros partidos.

Caso a representação seja julgada procedente pela Corte Eleitoral o PR pode ser multado com a perda de tempo equivalente a cinco vezes ao da inserção ilícita, no semestre seguinte.

José Dirceu confirma que Lula terá dois palanques no RN

Dirigente nacional do Partido dos Trabalhadores, José Dirceu confirmou que no pleito de 2010 o presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá dois palanques no Rio Grande do Norte. Durante passagem por Natal, onde participou de um seminário político, o ex-ministro se reuniu com os candidatos ao Governo Carlos Eduardo, que disputará pelo PDT, e Iberê Ferreira, que será candidato à reeleição.

O encontro com o governador ocorreu pela manhã, na residência oficial do chefe do Executivo. José Dirceu falou sobre o trabalho da campanha nacional da candidata Dilma Roussef e enfatizou a importância do engajamento do governador no pleito. O líder petista e Iberê Ferreira fizeram um balanço da campanha petista no Nordeste.

No final da manhã, José Dirceu se reuniu com Carlos Eduardo e frisou a aliança do PDT com o Governo Federal, o que leva o presidente Lula a também estar no palanque pedetista. “É importante que estejamos juntos com o PDT, aqui no Rio Grande do Norte”, destacou o ex-ministro, que estava acompanhado do deputado estadual Fernando Mineiro (PT).

O ex-prefeito de Natal avaliou a reunião com Dirceu como “positiva” pela confirmação do apoio do presidente Lula a candidatura do PDT no Rio Grande do Norte. “A mesma coisa já havia sido dita pela candidata Dilma Rousseff na convenção nacional do PDT, sábado passado. Aliás, ela também disse que virá ao Rio Grande do Norte para participar da nossa campanha”, frisou Carlos Eduardo.

Na reunião com o ex-ministro, o ex-prefeito de Natal aproveitou para entregar um exemplar do livro “Para uma História do Parque da Cidade”, lançado recentemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário