13 junho, 2010

Dilma oficializa candidatura em megaespetáculo

Brasília (AE) - Preparada para ser um megaespetáculo, a convenção do PT — que vai sacramentar hoje, em Brasília, Dilma Rousseff como candidata do partido à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva — mostrará uma petista com discurso mais afiado. Em um salão decorado com os dizeres "Pátria Mulher, Pátria Mãe", Dilma vai prometer erradicar a pobreza até 2014 e uma era de prosperidade.

José Patrício / AEDilma Rousseff discursa na convenção do PDT e faz referência a Getúlio Vargas e BrizolaDilma Rousseff discursa na convenção do PDT e faz referência a Getúlio Vargas e Brizola
O tom de seu pronunciamento terá ênfase no social, com destaque para a educação. De olho no voto feminino, fatia do eleitorado em que a candidata precisa ampliar os índices de intenção de voto, o PT organizou um ato político colorido para ser uma “celebração à mulher”.

Dilma dirá que a continuidade do projeto de Lula significa pôr o Brasil entre as cinco maiores economias do mundo. Vestindo o figurino de herdeira de um presidente popular, ela vai aproveitar a oportunidade para bater o bumbo sobre o crescimento de 9% do Produto Interno Bruto (PIB), o maior desde 1996, puxado pela indústria e por investimentos.

Disposta a conclamar os militantes para a primeira campanha presidencial disputada pelo PT sem Lula na chapa, nos 30 anos do partido, Dilma também vai fustigar o adversário do PSDB, José Serra, embora sem citar o nome do tucano. A linha do discurso é a de que não teme o confronto porque o governo Lula tem o que mostrar.

Lula estará ao lado de Dilma na superprodução montada pelo marqueteiro João Santana, com direito a novo jingle de campanha que será exibido a uma plateia de 1,8 mil convidados - muitos deles de delegações internacionais. A exemplo do que fez no 4º Congresso do PT, em fevereiro, Lula exaltará, mais uma vez, as qualidades da ex-ministra da Casa Civil, no papel de fiador da candidatura.

Em conversas reservadas, dirigentes do PT disseram temer vaias ao presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB), que vai concorrer a vice na chapa de Dilma. De qualquer forma, a orientação do comando petista para reagir a eventuais manifestações hostis é aumentar o som no ambiente. Uma claque também já está a postos para aplaudir os convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário